Articles

Notícias

Apresentação de livro
Ter, 14/10/2014

No dia 16 de Outubro de 2014 irá ter lugar no ISCTE-IUL, em Lisboa, pelas 17h30, a apresentação do livro “O Comportamento Eleitoral dos Jovens Angolanos nas Eleições de 2012” de Mário Pinto de Andrade, David Boio e Martinho Mbangula do Instituto Superior Politécnico Sol Nascente, do Huambo, Angola.

No dia 16 de Outubro de 2014 irá ter lugar no ISCTE-IUL, em Lisboa, pelas 17h30, a apresentação do livro “O Comportamento Eleitoral dos Jovens Angolanos nas Eleições de 2012” de Mário Pinto de Andrade, David Boio e Martinho Mbangula do Instituto Superior Politécnico Sol Nascente, do Huambo, Angola.

A apresentação ficará a cargo do Professor Doutor Eugénio Almeida do Centro de Estudos Internacionais do ISCTE-IUL e o evento contará com a presença dos autores Mário Pinto de Andrade, David Boio e Martinho Mbangula.          

A publicação deste livro inaugura uma linha original de investigação ainda por explorar em Angola, o comportamento eleitoral. Neste âmbito, procura compreender a percepção dos angolanos relativamente ao comportamento eleitoral dos jovens nas eleições de 31 de agosto de 2012, dando especial destaque à abstenção eleitoral.

Apresentação de Livro
Qua, 13/08/2014

Simultaneamente, no mesmo dia da inauguração da Livraria Sol Nascente, foi apresentado o livro "Comportamento Eleitoral dos Jovens Angolanos nas Eleições de 2012", que tem como objectivo primordial inaugurar uma pesquisa científica ainda embrionária em Angola, sobre o comportamento eleitoral.

Os autores desta obra são Mário Pinto de Andrade - Professor Associado e Reitor da Universidade Lusíada de Angola, Mestre em Relações Internacionais pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa (ISCSP); David Boio, membro fundador do ISPSN e antigo director, exerce neste momento, a função de professor dos cursos de Direito, Ciências Políticas, História e Sociologia, licenciado em Sociologia da Universidade Católica Portuguesa de Lisboa, inscrito no programa de doutoramento em Ciências Políticas no ICS na Universidade de Lisboa; e Mbangula Katúmua, Mestre em Sociologia no ISCTE-IUL, onde frequenta o doutoramento na mesma área, investigador do CISN, docente universitário e consultor de empresas e instituições públicas.

Apresentação da Livraria Sol Nascente
Qua, 13/08/2014

No dia 9 de Agosto, abriu ao público a Livraria Sol Nascente, nas instalações do Instituto Superior Politécnico Sol Nascente, na província do Huambo. Um espaço dedicado a todos os seus estudantes, professores, população em geral e aos amantes da leitura, em particular, com o intuito de engrandecer a província do Huambo e o seu desenvolvimento cultural.

A oferta promete ser diversificada, numa panóplia de temas e autores, respondendo a todo o tipo de necessidades e satisfazendo os desejos literários mais díspares, dos mais comerciais até aos nichos de mercado.

Por um lado, aposta-se na área técnica numa atitude conciliadora com a envolvente para servir um público exigente e atento às ciências mais diversas e conhecimentos, desde o Direito, História, Política, Economia até às Ciências Sociais e Humanas, Medicina e Saúde. Dessa forma, apresenta-se um vasto número de títulos para uma aceitação consistente no meio estudantil e universitário, onde fisicamente se insere a Livraria.

Simultaneamente, coloca-se ao dispor do público em geral, expondo o potencial como agente difusor da cultura. Através de obras de ficção, romance, conto e poesia, por meio de um catálogo abrangente de livros de autores nacionais e estrangeiros, com as últimas novidades de editoras portuguesas. Ponto a ressalvar, os mais pequenos não foram esquecidos e a literatura infantil marca lugar, pois a Livraria pretende contribuir para o incentivo à leitura, desde tenra idade.

Este espaço pretende, acima de tudo, impulsionar o desenvolvimento intelectual e cultural, incitar à descoberta e à curiosidade do que nos rodeia, de uma forma plena e acessível a todos. Um grande empenho tem sido feito na concretização desta realidade, numa evolução constante e dinamismo que traduz-se também na venda online www.livrariasolnascente.com

Inauguração Farmácia Futuro
Sáb, 08/02/2014

Foi inaugurada no passado dia 1 de fevereiro a farmácia futuro na presença de sua Exa. o Sr. Vice Governador Arquiteto Francisco Kalunga Kissanga Zage.
No Nº 97/99 da Avenida Comandante Nzagi no Académico, este espaço moderno e acolhedor oferece produtos na área da cosmética, puericultura e medicamentos.

Aberta 24h por dia, 7 dias por semana, fornece à cidade mais um indício de desenvolvimento e qualidade de vida.
Com uma equipa técnica formada e experiente esta farmácia vem garantir melhores cuidados de saúde e uma oferta na área dos bebés, da cosmética e perfumaria de nível superior.

Faça dowload do documento anexo a esta notícia e veja fotografias do evento.

Pdf
Huambo: Surto de sarampo está a afectar povoação de Sachingongo
Sex, 20/12/2013

Longonjo - As autoridades sanitárias do município do Longonjo, província do Huambo, confirmaram, hoje, a existência de um surto de sarampo na povoação de Sachingongo, comuna da Chilata, 176 quilómetros a sudeste da capital provincial.

Ao anunciar o facto à Angop, o chefe da secção da saúde pública, fiscalização e controle de endemias do município, Pedro Chimbonde, deu a conhecer que de 16 a 19 deste mês foram diagnosticados 28 casos da doença.

Informou que as crianças menores de dois anos de idade e adolescentes de 15 anos constam entre as doentes afectados pela doença e que já foram encaminhados ao Hospital Geral para serem curados.

Para conter a propagação do surto, o responsável disse estar a ser feito um bloqueio através de vacinações contra a doença.

”Para contornarmos o surto verificado, já foram criadas equipas móveis e avançadas de vacinação que trabalharam naquela povoação e nas aldeias circunvizinhas”, frisou.

A localidade de Sachingongo é constituída por 10 aldeias e tem aproximadamente seis mil habitantes, que são assistidos por um posto de saúde que funciona com quatro técnicos básicos de enfermagem.

Fonte: Angop - Agência Angola Press

 

Pdf
Huambo: Autoridades sanitárias do Bailundo reforçam medidas de prevenção contra a cólera
Sex, 20/12/2013

Em declarações, hoje, à Angop, o coordenador da comissão de luta contra a cólera no Bailundo, Evaristo Paulino Chissende, disse que a iniciativa visa impedir que o município seja assolado por esta doença, tal como está a acontecer em alguns bairros periféricos da cidade do Huambo, a 75 quilómetros a sul da vila do Bailundo.

Informou que além das palestras, em locais de maior concentração populacional, os técnicos de saúde estão a distribuir cartilhas contendo instruções sobre as medidas de prevenção e tratamento da cólera.

O responsável assegurou que na estrada Bailundo/Huambo, via Sawilala, foi montado um posto onde os técnicos vão igualmente sensibilizar os viajantes antes de chegar a este município e proceder visitas aos estabelecimentos que vendem produtos alimentares perecíveis e outros pontos considerados críticos.

A comissão tem a obrigação de visitar e realizar palestras de sensibilização, principalmente nos mercados, para que os munícipes tenham conhecimento da problemática da cólera, seus conceitos e suas medidas de prevenção”, disse.

Fonte: Angop - Agência Angola Press

Pdf
Natal Solidário no ISPSN
Qui, 12/12/2013

No dia 6 de Dezembro de 2013 pelo 12h00, decorreu no Instituto Superior Politécnico Sol Nascente um evento onde a época natalícia foi o tema primordial e todos os seus valores inerentes: solidariedade, amizade, amor e preocupação com o próximo.

Estes mesmos valores traduziram-se no pedido feito para que cada convidado trouxesse um presente para as crianças da Missão Católica de Santa Cruz do Canhe, presentes neste evento.

Várias actividades se sucederam, nomeadamente uma apresentação do grupo teatral do ISPSN que fez as delícias das crianças. Esta acção serviu também para um encerramento do ano escolar de 2013, uma festa a todos os alunos e a todo o seu esforço.

Pdf
Adeus ao Imortal Mandela
Sex, 06/12/2013

Adeus ao Imortal, Mandela 1918-2013: Os sinos de sublimidade tocaram hoje em África e de modo particular, na África do Sul, mas ressoaram em todo planeta pronunciando sons de tristeza e de reconhecimento em honra daquele que é sem dúvidas a figura mais marcante dos últimos 20 anos no Continente africano. Mandela, que devolveu à África o seu humanismo universal, se neste termo, humanismo universal, pensarmos na leitura sengoriana do homem africano como participe no centre dos grande momentos da história da humanidade, então poderá ler-se em Mandela o simbolismo do retorno à humanidade africana e universal. Tornou humano aquilo que só poderia ser entendido no plano mítico e fez com que se tornasse razoável e acessível aquilo que antes era isotérico.

Pronunciou a palavra perdão no meio do impensável, de dor da própria antinomia da palavra perdão, mas conseguiu que este paradoxo reinasse, vigorasse e catapultasse a África de Sul como modelo de verdade e de reconciliação.

Cuidou da educação e da memória, o que quer dizer que, proporcionou ferramentas para que o homem sul-africano viva reconciliado com o seu passado e o seu advir histórico.

O INSTITUTO SUPERIOR POLITÉCNICO SOL NASCENTE DE HUAMBO quer com isso juntar-se às vozes do planeta para manifestar a sua admiração, aprendizagem e consternação por esta perda indescritível. Desejamos que em termos de africanidade, tenha um bom reencontro com os seus antepassados e que descanse em paz e na paz que construiu com a abnegação compassiva.

Huambo, 6 de Dezembro de 2013
David Boio,
Director-Geral do ISPSN

Pdf
Encontro Interinstitucional de Investigação
Sex, 29/11/2013

No dia 28 de Novembro decorreu o primeiro encontro centrado na investigação conjunta entre o Instituto Superior Politécnico Sol Nascente e a Universidade José Eduardo dos Santos, concretamente, através do Instituto Politécnico do Huambo e a Faculdade de Medicina do Huambo.

O objectivo é o estreitamento de relações e actividades conjuntas de investigação para o desenvolvimento de um maior conhecimento científico em prol de todos os intervenientes, em particular e a sociedade angolana na sua generalidade.

O encontro seguinte foi realizado no dia 6 de Dezembro de 2013 pelas 9h00 da manhã e contou com a participação do Professor Doutor Ramon Molina, o Professor Doutor Helder Chipindo, o Dr. Armindo Jaime e o Professor Doutor Inácio Valentim.

Pdf
Conferência em Londres
Seg, 25/11/2013

No último dia 19 de Novembro, o Instituto Superior Politécnico Sol Nascente participou em Londres na 2º conferência internacional de história e desenvolvimento da sociedade promovida pelo centro de investigação internacional do desenvolvimento económico.

A investigadora Inês Morais apresentou uma comunicação com o título "Scientific Project Presentation - Archive of Huambo's Library in Angola", cujo projecto pertence ao centro de investigação sobre ética aplicada do ISPSN.

De referir a publicação desta comunicação no volume 4 do International Journal of Social Science and Humanity.

Abstract :
This paper presents the scientific project of organizing, cataloging and analysis of historical file found in Huambo’s Library in Angola. The aim is to portray a society and political processes in this region in the late nineteenth century until the second half of the twentieth century, under different aspects (interdisciplinary study, from economics, politics, law, sociology, culture, arts).
Keywords — Historical Archives, Historical Portrait, Huambo, Society

Pdf

Páginas